quarta-feira, 21 de março de 2012

Conceito e Classificação das Rochas




Rocha – é um agregado de minerais. De acordo com a sua gênese, distinguimos três grupos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.


a) Rochas Ígneas ou Magmáticas – resultam da consolidação do magma. São subdivididas em dois grupos:
- Intrusivas ou Plutônicas – quando a solidificação ocorre no interior da Litosfera. Exemplo: granito.
- Extrusivas ou Vulcânicas – formadas pelo derramamento de lava vulcânica na superfície da Terra. Exemplo: basalto.

b) Rochas Sedimentares – São rochas formadas pela destruição e acumulação de outras rochas (magmáticas e metamórficas), como também por processos químicos e orgânicos. Conforme o processo de formação podem ser divididas em três grupos:

- Detríticas ou Clásticas – resultam da destruição de rochas pré-existentes, por fragmentação e graças à ação das águas, ventos e geleiras. Exemplo: argila, areia, arenito.

- Químicas – resultam das transformações sofridas por materiais em suspensão na água, por ação química, tais como a dissolução e a precipitação. Exemplo: estalactite e estalagmite.

- Orgânicas – resultam da decomposição de material orgânico (animais e vegetais). Exemplo: carvão mineral, calcário. Os fosséis em geral constituem esse tipo de rocha.

c) Rochas Metamórficas – São resultantes de transformações sofridas por rochas pré-existentes (magmáticas ou sedimentares), em virtude de novas condições de temperatura e pressão. Exemplo: gnaisse (granito) e mármore (calcário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares