sábado, 3 de março de 2012

Indústria Catarinense

A economia de Santa Catarina é bastante diversificada, tendo um potencial para cada região. O PIB do estado é de 62.213.541.000,00 reais, o 7º maior do Brasil, 4.0% do total nacional. As principais atividades economicas são a agricultura, a pecuária, a pesca, o turismo, o extrativismo e a indústria.A economia se baseia na indústria (principalmente agroindústria, têxtil, cerâmica e metal-mecânica), no extrativismo (minérios) e na pecuária. O estado de Santa Catarina é o maior exportador de frango e de carne suína do Brasil, sendo a Sadia e a Perdigão (as duas maiores empresas de alimentos do Brasil) catarinenses. Entre as indústrias, sedia um dos maiores fabricantes de motores elétricos do mundo, a WEG, e um dos maiores fabricantes de compressores para refrigeradores, a EMBRACO. Possuem grande expressividade as indústrias de eletrodomésticos (e metalmecânica em geral) no norte do estado, com marcas de projeção nacional como Consul e Brastemp. Santa Catarina é o sétimo estado mais rico do Brasil, e com o Paraná (quinto) e Rio Grande do Sul (quarto), controla 18,2% da economia do país. O estado também é um grande exportador.

Continue Lendo e tenha acesso aos pólos industriais do estado catarinense.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial

Após o término da Segunda Guerra Mundial (1945), os países europeus envolvidos neste embate, tinham sofrido imensas perdas, com drástica diminuição de sua população. A França, a Inglaterra e a Alemanha, países que se encontravam entre os mais ricos e industrializados do mundo até então, tiveram a economia fortemente comprometida por causa da Guerra.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os socialistas e os capitalistas lutaram como aliados contra as potências do Eixo - Alemanha, Itália e Japão. Os aliados derrotaram o Eixo, mas a Grã-Bretanha, a França, a China e a União Soviética sofreram perdas terríveis para alcançar a vitória. É importante ressaltar que a aliança de guerra da URSS com os Estados Unidos e as demais potências européias só havia sido conquistada em razão da luta contra um inimigo comum: a Alemanha nazista de Adolf Hitler.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Ciência Geográfica nos dias atuais...

 Muitas são as respostas para essa questão: para conhecer os lugares, aumentar os conhecimentos gerais, entender melhor e acompanhar mais facilmente as informações veiculadas pelos meios de comunicação. Enfim, poderíamos elaborar uma lista enorme de respostas, porém, de todas elas, há uma que parece mais adequada e que melhor reflete a importância real do conhecimento geográfico: Estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos, conhecer a realidade e poder atuar sobre ela.

Postagens populares