sábado, 7 de abril de 2012

Novo modelo explica tremores que antecedem erupções vulcânicas

Todos os vulcões produzem tremores em frequências semelhantes nos minutos, dias ou semanas que antecedem a erupção. Essa frequência não varia em função do tamanho, do formato nem da localização geográfica do vulcão. A “Nature” desta quinta-feira traz um modelo que explica este fenômeno – e pode ajudar a prever erupções mortais. Entre as semanas e os minutos antes da erupção, os tremores ficam numa frequência estreita, entre 0,5 e 2 hertz, em praticamente todos os vulcões. Logo antes da erupção e durante a mesma, a frequência atinge níveis maiores e varia entre 0,5 e 7 hertz. A semelhança entre os tremores em diferentes vulcões é difícil de explicar devido às variáveis, tais como estrutura física, composição do magma e quantidade de gás.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Agentes Internos do Relevo Terrestre

a) Tectonismo – Os movimentos tectônicos, também chamados de diastrofismos (distorções), são forças oriundas do interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Há dois tipos de tectonismo: os falhamentos e os dobramentos.


quinta-feira, 5 de abril de 2012

Entenda o que é Sensação Térmica

Quando o dia está frio e o vento sopra em nossa direção, a sensação gelada aumenta muito. Isso é a sensação térmica, ou seja, a temperatura que sentimos devido à ação do vento, da umidade e de outros fatores, diferentemente da temperatura normal do ambiente. O mesmo efeito ocorre quando esfriamos uma sopa, por exemplo, quanto maior estiver a velocidade do ar que sopramos, maior será a perda de calor da matéria e consequentemente, a sopa se esfriará mais rápido.

Observe o exemplo e compreenda melhor o efeito do vento na temperatura de uma matéria:
Temos dois copos com água líquida e colocamos um dentro da geladeira e o outro do lado de fora. Suponhamos que a temperatura da geladeira seja a mesma do ambiente externo (2ºC), porém no dia da experiência está ventando muito e o copo do lado de fora está recebendo a influência desses ventos. O copo que está de fora se esfriará muito mais rápido que o de dentro da geladeira, pois a ação do vento influenciará grandemente a matéria. Se a velocidade do vento for de 40 km/h, por exemplo, a sensação térmica da água nestas condições seria de -13ºC, se esfriando bem mais rápido.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Geografia da População Mundial

Demografia - é o estudo estatístico das populações humanas.

O CRESCIMENTO DA POPULAÇÃO MUNDIAL

A população absoluta mundial é, atualmente, de 6,3 bilhões.

As estimativas existentes admitem a seguinte evolução numérica da população mundial:

Início da era Cristã......................... 250 milhões/hab

1650.............................................. 500 milhões/hab

1850.............................................. 1 bilhão/hab

1940.............................................. 2 bilhões/hab

1975.............................................. 4 bilhões/hab

2020.............................................. 6,5 a 7 bilhões/hab

Postagens populares