terça-feira, 10 de abril de 2012

Agentes Externos do Relevo Terrestre

a) Intemperismo - representa a ação de agentes mecânicos, químicos e biológicos entre as rochas e minerais. Daí resultam dilatações e contrações nas rochas, capazes de ocasionar desagregações, facilitando o trabalho de outros agentes erosivos.




b) Vento - possui grande efeito em modificar a superfície da Terra. O trabalho de EROSÃO (quebra ou remoção do solo e de rochas) do vento está relacionado com diversos tipos de materiais, desde areia até fragmentos de rochas. O vento é o responsável pelo arredondamento e o desgaste de rochas.


c) Água - É a maior força erosiva existente porque a maior parte da água resultante das chuvas e do derretimento de gelo, desliza através da superfície terrestre, originando os rios, torrentes, etc. Os cursos de água corrente, provocados por chuvas fortes, levam ao desmoronamento das margens dos rios e de barrancos (esse fato geralmente ocorre em locais onde há pouca vegetação, pois esta possui grande poder em evitar erosões). Quanto mais inclinada for uma superfície maior será a força da água. Em locais onde há geleiras, o inclinamento muito grande, pode causar avalanches.



d) Seres Vivos - a vegetação possui grande poder de conservação as formas do relevo. Em margens de rios o barrancos, protege o solo da erosão. Nas encostas de serras e montanhas, impede o deslizamento de terra. Os animais, também contribuem para o desgaste do solo, podemos citar como exemplo as minhocas que fertilizam o solo, além da formiga, do tatu, do castor, que escavam as rochas e o solo, facilitando a penetração de água. O homem é o único que modifica destruindo, pensando somente em seus interesses.

Um comentário:

Postagens populares