segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Ciência Geográfica nos dias atuais...

 Muitas são as respostas para essa questão: para conhecer os lugares, aumentar os conhecimentos gerais, entender melhor e acompanhar mais facilmente as informações veiculadas pelos meios de comunicação. Enfim, poderíamos elaborar uma lista enorme de respostas, porém, de todas elas, há uma que parece mais adequada e que melhor reflete a importância real do conhecimento geográfico: Estudar Geografia é uma forma de compreender o mundo em que vivemos, conhecer a realidade e poder atuar sobre ela.


O campo de preocupações da geografia é o espaço da sociedade humana, onde os homens e as mulheres vivem e, ao mesmo tempo, produzem modificações que o (re) constróem permanentemente. Indústrias, cidades, agricultura, rios, solos, climas, populações, todos esses elementos - além de outros - constituem o espaço geográfico, isto é, meio ou a realidade material onde a humanidade vive e do qual ela própria é integrante. As modificações que a sociedade humana produz em seu espaço são hoje mais intensas do que no passado. Tudo o que nos rodeia se transforma rapidamente. Com a interligação entre todas as partes do globo, com o desenvolvimento dos transportes e das comunicações, passa a existir um mundo cada vez mais unitário. Na atualidade, não existe nenhum país que não dependa dos demais, seja para o suprimento de parte das suas necessidades materiais, seja pela internacionalização da tecnologia, da arte, dos valores, da cultura, etc. Um acontecimento importante - uma guerra civil, fortes geadas com perdas agrícolas, a invenção de um novo computador - que ocorra numa parte qualquer da superfície terrestre provoca repercussões em todo o conjunto do globo. Muito do que acontece em áreas distantes acaba nos afetando de uma forma ou de outra, mesmo que não tenhamos consciência disso.

A GEOGRAFIA E AS CIÊNCIAS AFINS

Ao estudar a paisagem, a Geografia vale-se dos resultados e dos métodos de outras ciências. Isso significa que, para chegar às suas conclusões, a Geografia utiliza-se dos conhecimentos das ciências exatas, como a Física e a Química, e das ciências humanas, como a História e a Sociologia. A Geografia é, então, uma ciência de síntese, pois baseia-se nas informações de várias outras ciências para analisar a realidade do homem.

A GEOGRAFIA E O PODER

O conhecimento da Geografia sempre foi utilizado para atender a determinados interesses econômicos e políticos, principalmente de grupos dominantes - empresas e governos de países ricos ou grupos que compõem a elite de países pobres. Estudando-se a Geografia de um país, é possível em caso de guerra, por exemplo, detectar seus pontos fracos: De onde seria mais fácil iniciar uma invasão? De que forma se poderia impedir a chegada de alimentos para sua população? Conhecer a Geografia do inimigo significa escolher a melhor arma para o confronto, o melhor lugar para o ataque e o melhor momento para a invasão.

Para maiores informações sobre este assunto, sugere-se consultar as seguintes obras:


FILIZOLA, Roberto. Geografia para o Ensino Médio. 1ª edição, São Paulo: IBEP, 2006.
LUCCI, Elian Alabi et alli. Território e Sociedade no mundo globalizado. Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio – Volume Único. 1ª edição, 2ª tiragem, São Paulo: Saraiva, 2005.
VESENTINI, José William. Brasil: Sociedade e Espaço. Geografia do Brasil. 32ª edição, São Paulo: Ática, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares